A Escola

Bem-vindo a

Magia do Saber

Educação Infantil e Ensino Fundamental até o 7-º ano

Nossa História

Dos encantamentos deste lugar, sítio da família, espaço de ricas experiências e descobertas que proporcionou às crianças que neste local já viveram,  um desenvolvimento pleno ao brincar nas árvores, na areia, rolar na lama e na grama, conviver com os animais, construir tendas e cabanas no bambuzal, piqueniques à sombra das árvores, pendurar-se nelas, encantar-se com o canto dos pássaros, fazer comidinhas com elementos da natureza, sementes, gravetos, pedrinhas, terra, água, cultivar uma horta, trilhas e muitas aventuras em um quintal “maior do que o mundo”, como na linguagem poética de Manoel de Barros:

“Prezo insetos mais que aviões. Prezo a velocidade das tartarugas mais que a dos mísseis. Tenho em mim esse atraso de nascença.
Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos. Tenho abundância de ser feliz por isso. Meu quintal é maior do que o mundo.”

É esta sensibilidade, poesia e encantamento que o espaço da Escola Magia do Saber proporciona. Um lugar de conexões entre a essência do humano com o meio natural, que reconhece a importância da brincadeira como intrínseco à defesa do direito à infância, que considera o brincar a linguagem principal e a forma como as crianças redescobrem o mundo ao seu redor.

Neste lugar de pertencimento, que nossa história iniciou, a partir de um desejo de criar uma escola integrada à natureza, com espaços amplos, de liberdade, respeito e curiosidade, um lugar para pesquisas,  descobertas e interações, que se percebeu um território de aprendizagem:

“Foi ao relembrar meus filhos felizes, brincando, crescendo, se desenvolvendo e aprendendo; cada pôr do sol, cada lição e as possibilidades que o sítio proporciona em suas múltiplas linguagens, que o projeto escola nasceu! Uma escola inovadora, de pertencimento para a apropriação do conhecimento, construída com amor, uma escola para compartilhar experiências e vivências, muito além dos conteúdos curriculares, uma escola na natureza, um laboratório natural de beleza e encantos, onde o tempo é diferente e com o mais lindo pôr do sol da Ilha.”  (Ana Cláudia Ramos de Souza, idealizadora do Projeto, 2020).

Foi deste sentimento, que em 2021 foi inaugurada a Escola Magia do Saber, um lugar para  viver a infância e de “crianças conectadas com a natureza”:
1. Conexão = tecnologia, pessoas, socialização;
2. Natureza; ambiente, essência do ser humano.
Este slogan da escola, revela a finalidade da instituição, que busca garantir a natureza como promotora de aprendizados e experiências e, que por meio de interações nos espaços, com elementos naturais, se desenvolvem nas múltiplas dimensões, estando intimamente conectadas ao respeito pelos ritmos da natureza e ao respeito a si e ao próximo, os quais se constituem pilares de uma educação transformadora.

Uma escola que possibilita a conexão entre sala de aula e espaços ao livre como caminhos humanizadores, tornando o aprendizado mais interessante, com sentido e significado. Trata-se de uma escola construída em um sítio de 96.000m², o que permite que as crianças aprendam em um ambiente escolar atrativo, criativo e conectado a espaços amplos que auxiliam às experiências do aprender de forma leve e prazerosa. É um espaço intencionalmente construído para vivências, experiências, memórias afetivas, encontros entre os pares, conquistas e descobertas. Uma escola que respeita o direito da criança de brincar, participar e aprender. Um lugar para se encantar!  

Metodologia

Proposta Pedagógica

A Escola Magia do Saber tem a sua proposta pedagógica em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96); Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Parâmetros Curriculares Nacional (PCN).

Inspirada na concepção pedagógica socioconstrutivista e fundamenta-se principalmente nos estudiosos Jean Piaget, Lev Vygotsky, Henri Wallon, Loriz Malaguzzi, Célestin Freinet e Friedrich Froebel.

Piaget nos inspira a potencializar o fazer pedagógico na construção de hipóteses e no protagonismo da criança que, pensa qualitativamente de forma diferente dos adultos, sendo um indivíduo com elevada potência de desenvolvimento e interage com o ambiente para construir o seu conhecimento, nos diferentes estágios de desenvolvimento. Além do mais, Piaget nos inspira a compartilhar as decisões com os estudantes, visando a construção coletiva do conhecimento e das propostas a serem desenvolvidas.

Vygotsky nos impulsiona a valorizar a experiência histórica de cada indivíduo e suas interações sociais como parte do processo de aprendizagem, potencializando os conceitos científicos no ambiente escolar. Para Vygostsky, a aprendizagem e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o nascimento, os meios físicos ou sociais influenciam no aprendizado, adquirindo uma experiência pessoal, concreta e cotidiana. Ao chegar à escola, a criança tem a formação de conceitos científicos, oportunizando o conhecimento sistemático de algo que não está associado à sua vivência.

Além disso, inspira-se em referências nacionais que defendem uma educação em contato com a natureza e o protagonismo da criança, a destacar: Ana Lúcia Machado, Paulo Fochi, Léa Tiriba. Tais referências permitem a construção e apropriação do conhecimento por meio de experiências e vivências que despertam o pensamento crítico, a potencialidade e a autonomia para aprender de forma significativa.

Nossas fotos

Nossa Galeria

Nossa equipe

Time que lidera

Silvio Rogério de Souza

Diretor Administrativo

Aline dos Anjos

Assistente de secretaria

Alessandra Ramos de Souza

Assistente de coordenação

Janaina Lidiane da Silva Santos

Coordenadora Pedagógica

Eliane Colácio da Paz

Orientadora Pedagógica
Testemunho

Palavra da Idealizadora

Foi numa retrospectiva da vida no sítio e todos seus significados para nossa família que nasceu o projeto “Escola Magia do Saber” – Crianças Conectadas com a Natureza. Este lugar é mágico! O tempo aqui é diferente, as oportunidades e possibilidades são infinitas, é uma vida paralela, é um laboratório a céu aberto!

É um privilégio ter um lugar de ambiente natural, onde todo o ecossistema ensina muito para além do currículo proposto pela BNCC. São estes saberes, vivências e experiência que estamos proporcionando às crianças. Estamos inovando, desemparedando às crianças, integrando-as à natureza para que interajam com seres e coisas da vida natural e, assim, transformando o sítio em um espaço educador, um lugar para brincar, imaginar, criar, fazer e aprender; um lugar para despertar sensibilidades, emoções e afetos.

Onde o estar junto, o compartilhar, o valorizar estão presente em todas as ações, em uma construção constante, mediado por um time de especialistas em educação, que acredita no protagonismo da criança, respeita seu direito de ser criança, seu tempo e sua individualidade e, principalmente, acredita que a natureza é um campo fértil para as crianças vivenciarem a alegria e o bem-estar..

Ana Cláudia – Diretora