A Escola Magia do Saber tem a sua proposta pedagógica inspirada no socio construtivismo, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96); Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Parâmetros Curriculares Nacional (PCN).
Primando por uma educação de qualidade e o desenvolvimento integral de seus estudantes, reconhecendo-os digitais, incorpora as metodologias ativas para a promoção de aprendizagem e incentivar a apropriação do conhecimento.
A proposta pedagógica é desenvolvida com um jeito de ensinar, onde a teoria e prática se entrelaçam de uma maneira lúdica na salas de aula referência e espaços intencionalmente preparados ao ar livre para que o ensino e aprendizagem seja concretizada, na concepção pedagógica socioconstrutivista e fundamentada principalmente nos estudiosos Lev Vygotsky, Jean Piaget, Henri Wallon, Loriz Malaguzzi, Célestin Freinet e Friedrich Froebel.
Piaget nos inspira a potencializar o fazer pedagógico na construção de hipóteses e no protagonismo do estudante que, pensa qualitativamente de forma diferente dos adultos, sendo um indivíduo com elevada potência de desenvolvimento e interage com o ambiente para construir o seu conhecimento, nos diferentes estágios de desenvolvimento. Piaget nos inspira a compartilhar as decisões com os estudantes, visando a construção coletiva do conhecimento e das propostas a serem desenvolvidas
Vygotsky nos impulsiona a valorizar a experiência histórica de cada indivíduo e suas interações
sociais como parte do processo de aprendizagem, potencializando os conceitos científicos no
ambiente escolar. Para Vygostsky, a aprendizagem e desenvolvimento estão interrelacionados
desde o nascimento, os meios físicos ou sociais influenciam no aprendizado, adquirindo uma
experiência pessoal, concreta e cotidiana. Ao chegar à escola, a criança tem a formação de
conceitos científicos, oportunizando o conhecimento sistemático de algo que não está associado à
sua vivência.
Wallon, nos faz acreditar que a Afetividade, ao contrário do que pensa o senso comum, não é
simplesmente o mesmo que amor, carinho, dizer sempre SIM, ou seja, sentimento apenas positivo,
mas, refere-se à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por
sensações internas como externas.
Loris Malaguzzi, criador da Pedagogia Reggio Emília, combina vários princípios, como exaltar o
protagonismo infantil, praticar a pedagogia da escuta, desenvolver o pensamento crítico, realizar
arte e documentação. O objetivo do método é privilegiar o processo, e não apenas o resultado.
Freinet, nos tira da zona de conforto, em não seguir apenas uma proposta pedagógica. Seus
ensinamentos vão muito além de uma simples proposta, ele criou uma filosofia de vida onde o
foco principal é a valorização do estudante. Sua filosofia ensina como educar crianças mais críticas
para a sociedade.
Froebel, “Pai do Jardim de Infância”, foi um dos primeiros educadores a se preocupar com a
educação infantil, considerando o brinquedo um ato que faz parte da natureza infantil, sendo
assim a atividade principal desta faixa etária a única forma que a criança tem de expressar seu
mundo interior, de conhecer-se e de harmonizar-se com a tríade da Unidade Vital. A criança
necessita simbolizar seu interior em objetos.
As práticas pedagógicas, também são inspiramos em referências nacionais que defendem uma
educação em contato com a natureza e o protagonismo da criança, a destacar: Ana Lúcia Machado,
Paulo Fochi, Grandhy Piorski, Léa Tiriba. Tais referências permitem a construção e apropriação do
conhecimento por meio de experiências e vivências que despertam o pensamento crítico, a
potencialidade e a autonomia para aprender de forma significativa e que faça sentido à criança,
respeitando o tempo e a forma de processamento individual.