EDUCAÇÃO INFANTIL
A proposta pedagógica humanizada, em que a criança é a protagonista de sua aprendizagem, é desenvolvida por meio de projetos alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), enfatizando os direitos de aprendizagem de conviver, brincar, participar, explorar, comunicar e conhecer-se.
Defendemos uma educação respeitosa e significativa, que potencializa um senso de pertencimento, em espaços amplos e seguros que estimulam o afeto, a criatividade, a autonomia e as vivências.
Nosso jeito de acolher e ensinar possibilita a construção de memórias afetivas, permitindo que as crianças, por meio de atividades pedagógicas, brincadeiras e interações, desenvolvam habilidades, estimulem a curiosidade, o conhecimento e o pensamento crítico, e tenham tempo para vivenciar a infância com plenitude e encantamento.
Na abordagem CLIL, é proporcionado que os pequenos estudantes mergulhem em experiências que envolvem a aquisição da língua inglesa e a compreensão de conceitos fundamentais.
Na abordagem PBL, é destacada a ênfase na aprendizagem contextualizada e baseada em desafios significativos. Ao criar situações-problema discutidos, as crianças são motivadas a trabalhar colaborativamente para encontrar soluções, promovendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, cognitivas e linguísticas.
No ensino bilíngue, com aulas personalizadas todos os dias, nas abordagens Content and Language Integrated Learning (CLIL) e Problem-Based Learning (PBL) proporcionando oportunidades únicas para explorar os campos de experiência de maneira integrada e lúdica, utilizando recursos pedagógicos, livros didáticos exclusivos da National Geographic Learning e plataforma digital Teddy Tech.
Horário: Matutino: 07:30 às 12:00h Vespertino: 13:00 às 17:30h
ENSINO BILÍNGUE
Um dos principais diferenciais está no estímulo ao desenvolvimento cognitivo. Estudos indicam que crianças expostas a duas línguas desde cedo tendem a apresentar maior flexibilidade cognitiva, capacidade de resolução de problemas e criatividade. O cérebro, durante os anos formativos, adapta-se de maneira única, fortalecendo as redes neurais e proporcionando uma base sólida para futuros aprendizados.
Além disso, a educação infantil bilíngue promove uma compreensão mais profunda da diversidade cultural. O contato com diferentes idiomas não é apenas um exercício linguístico, mas uma imersão em distintas formas de pensar e de se expressar. As crianças aprendem não apenas a comunicar-se em duas línguas, mas também a apreciar e respeitar as nuances culturais associadas a cada uma delas. Esse entendimento enriquecido do mundo prepara os pequenos para uma convivência harmoniosa em sociedades cada vez mais globalizadas.
A habilidade de se comunicar eficientemente em mais de uma língua também se traduz em uma vantagem competitiva no cenário acadêmico e profissional futuro. A crescente demanda por profissionais bilíngues em diversas áreas torna a educação infantil bilíngue não apenas uma escolha pedagógica, mas um investimento estratégico no futuro das crianças.
A abordagem CLIL, ao ser aplicada na educação infantil, assume uma dimensão particularmente envolvente. Ela permite que os pequenos estudantes mergulhem em experiências que envolvem tanto a aquisição da língua adicional quanto a compreensão de conceitos fundamentais. Ao incorporar a língua adicional nas atividades cotidianas e nas brincadeiras, as crianças têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades linguísticas de maneira natural, enquanto absorvem conhecimento em áreas como ciências, natureza, e expressão artística. Essa abordagem não apenas alinha-se com os princípios da BNCC, mas também nutre a curiosidade intrínseca das crianças, estimulando a investigação e a descoberta em ambientes ricos em aprendizado.
A ascensão da educação bilíngue no Brasil reflete um reconhecimento consciente da importância de preparar as gerações mais jovens para um mundo cada vez mais interconectado e diversificado e surge como um diferencial importante, proporcionando não apenas habilidades linguísticas aprimoradas, mas também um conjunto de aptidões que moldarão o curso de vida das crianças, preparando-as para os desafios e oportunidades que o futuro reserva.
No que diz respeito à abordagem PBL na educação infantil bilíngue, ela se destaca pela ênfase na aprendizagem contextualizada e baseada em desafios significativos. Ao criar situações-problema discutidos em língua adicional, as crianças são motivadas a trabalhar colaborativamente para encontrar soluções, promovendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, cognitivas e linguísticas. Os campos de experiência da BNCC podem ser explorados de maneira prática e enriquecedora por meio dessa abordagem. A resolução de problemas se torna, assim, uma jornada emocionante e educativa, na qual a língua adicional é um meio de comunicação e interação que proporciona a construção de conhecimento.
Essas metodologias proporcionam um ambiente dinâmico, no qual a língua adicional se entrelaça de maneira orgânica com a exploração criativa e o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as para um futuro globalizado com habilidades sólidas e uma compreensão profunda do mundo ao seu redor.