A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda o ensino de inglês como língua estrangeira nos currículos de educação básica, especificamente nos anos finais do Ensino Fundamental, reconhecendo a importância de desenvolver competências linguísticas e interculturais nos estudantes. A BNCC orienta a inserção do inglês como uma disciplina curricular obrigatória, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos finais, com o propósito de proporcionar aos estudantes as ferramentas necessárias para a comunicação efetiva em um mundo globalizado.
No que diz respeito às habilidades específicas, a BNCC delineia metas para a progressão do ensino de inglês nos anos finais do Ensino Fundamental. Ela considera o desenvolvimento progressivo de diferentes domínios linguísticos, como a compreensão oral e escrita, a produção oral e escrita, além da reflexão sobre a esfera intercultural.
O documento estabelece diretrizes que fundamentam o ensino de inglês, alinhando-se com as demandas contemporâneas de um mundo cada vez mais interconectado. Ele destaca a relevância do ensino da língua estrangeira não apenas como um meio de comunicação, mas também como uma janela para a compreensão de diferentes culturas, perspectivas e realidades. A BNCC ressalta a necessidade de promover a interação e a expressão oral e escrita em inglês, estimulando o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes.