ENSINO FUNDAMENTAL II
No Ensino Fundamental II, os estudantes são preparados para enfrentar desafios mais complexos e avançados, desenvolvendo habilidades como o gerenciamento do tempo, a organização de tarefas e o exercício da autonomia e da autoconfiança.
Os estudantes são incentivados a questionar, refletir e formar suas próprias opiniões, compreendendo seu papel na sociedade e tornando-se cidadãos conscientes e participativos, capazes de contribuir de maneira positiva para mudanças e transformações sociais.
Através de projetos transdisciplinares e do ensino bilíngue, os estudantes são conduzidos a desenvolver uma visão mais holística do conhecimento e do mundo
O uso da tecnologia torna o processo de aprendizagem mais envolvente e dinâmico, estimulando a criatividade e o pensamento inovador em pesquisas científicas sobre temas variados dos conteúdos curriculares.
Isso possibilita o compartilhamento de saberes, vivências e experiências contemporâneas, baseadas na história e na ciência, contribuindo para a formação de conceitos mais elaborados.
Os materiais didáticos adotados têm forte embasamento científico e estão alinhados às diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), oferecendo soluções digitais que são referência em inovação, formação socioemocional e cidadã, garantindo o protagonismo e o alto rendimento acadêmico dos estudantes.
No ensino bilíngue, com aulas diárias, são utilizados recursos pedagógicos e livros didáticos exclusivos da National Geographic Learning, além da plataforma digital Teddy Tech.
Horário: Matutino: 07h30min. às 12h:20h
ENSINO BILÍNGUE
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda o ensino de inglês como língua estrangeira nos currículos de educação básica, especificamente nos anos finais do Ensino Fundamental, reconhecendo a importância de desenvolver competências linguísticas e interculturais nos estudantes. A BNCC orienta a inserção do inglês como uma disciplina curricular obrigatória, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos finais, com o propósito de proporcionar aos estudantes as ferramentas necessárias para a comunicação efetiva em um mundo globalizado.
No que diz respeito às habilidades específicas, a BNCC delineia metas para a progressão do ensino de inglês nos anos finais do Ensino Fundamental. Ela considera o desenvolvimento progressivo de diferentes domínios linguísticos, como a compreensão oral e escrita, a produção oral e escrita, além da reflexão sobre a esfera intercultural.
O documento estabelece diretrizes que fundamentam o ensino de inglês, alinhando-se com as demandas contemporâneas de um mundo cada vez mais interconectado. Ele destaca a relevância do ensino da língua estrangeira não apenas como um meio de comunicação, mas também como uma janela para a compreensão de diferentes culturas, perspectivas e realidades. A BNCC ressalta a necessidade de promover a interação e a expressão oral e escrita em inglês, estimulando o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes.
Outro ponto relevante na BNCC é a defesa da interdisciplinaridade, sugerindo a integração do ensino de inglês com outras disciplinas. Essa abordagem visa enriquecer as experiências de aprendizagem, possibilitando que os estudantes utilizem a língua estrangeira como uma ferramenta para a exploração de conteúdos de diversas áreas do conhecimento.
Exploração Identitária: Durante a adolescência e pré-adolescência, os estudantes estão ativamente envolvidos na construção de sua identidade. A educação bilíngue oferece uma oportunidade única para explorar diferentes formas de expressão linguística, proporcionando um espaço no qual os estudantes podem experimentar o mundo e compreender sua identidade de maneira mais ampla.
A pré-adolescência e a adolescência são fases críticas na vida de um estudante, caracterizadas por uma intensa busca por identidade, descobertas e expansão de horizontes. Nesse período, os jovens estão ávidos por explorar o mundo e compreender seu papel dentro dele. Considerando essas características psicológicas, a educação bilíngue emerge como uma ferramenta valiosa para potencializar o desenvolvimento desses estudantes em diversas esferas:
Desenvolvimento Cognitivo: Essa fase da vida é marcada por mudanças significativas no desenvolvimento cognitivo. A aprendizagem por meio de duas línguas estimula a plasticidade cerebral, promovendo habilidades cognitivas avançadas, como resolução de problemas, pensamento crítico e flexibilidade mental. Essas habilidades são fundamentais para a exploração intelectual característica da adolescência.
Preparação para a Globalização: Vivemos em uma era globalizada, e a educação bilíngue prepara os estudantes para interagir em um mundo diversificado. Essa preparação é essencial para a formação de cidadãos globais, capacitando-os a compreender e contribuir para questões globais complexas.
Habilidades Socioemocionais: A comunicação em duas línguas requer uma compreensão mais profunda das nuances da linguagem e das emoções associadas ao desejo de expressar-se. Esse desafio promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia, compreensão interpessoal e habilidades de comunicação eficazes.
Abertura para Novas Perspectivas Culturais: A educação bilíngue não se limita apenas à aquisição de uma nova língua, mas também à imersão em diferentes culturas. Isso é particularmente importante durante a adolescência, quando os estudantes estão abertos a novas experiências e perspectivas. A familiaridade com diferentes culturas enriquece seu entendimento do mundo e fomenta a tolerância.
Estímulo à Curiosidade Linguística: A educação bilíngue, ao desafiar os estudantes com a aquisição de uma nova língua, estimula sua curiosidade e os incentiva a buscar conhecimento de maneira mais autônoma.
Portanto, a educação bilíngue oferece oportunidades únicas para o florescimento desses jovens em sua jornada de autodescoberta e compreensão do mundo que os cerca. Ao defender uma abordagem educacional bilíngue nessa fase, as escolas desempenham um papel essencial no enriquecimento da formação integral dos estudantes.