ENSINO FUNDAMENTAL I
Desenvolve saberes e habilidades básicas que serão utilizadas ao longo da vida. Este pensar pedagógico traduz o compromisso com o ensino e aprendizagem de qualidade, e que faça sentido ao estudante.
Ao ingressar no Ensino Fundamental, as experiências vivenciadas anteriormente são revisitadas e vão se articulando com as aprendizagens mais complexas, próprias do Ensino Fundamental.
É nessa fase, que o estudante constrói a base para o desenvolvimento acadêmico. Isso significa que os jogos e outras atividades lúdicas não deixam de existir, mas aos poucos, vão assumindo novos significados, para grandes transformações, a começar pela mudança em suas relações com o mundo, nas interações sociais, na família, na escola e em outros ambientes de sociabilidade.
Amplia, é o material didático adotado e plataforma digital Plurall do Sistema de Ensino SOMOS Educação, que apresenta forte embasamento científico, conteúdos alinhados às novas diretrizes da BNCC, oferecendo soluções digitais que são referências de inovação, formação socioemocional e cidadã, garantindo o protagonismo e o alto rendimento acadêmico.Além de elaboração de projetos transdisciplinares para potencializar o aprendizado.
A organização dos conteúdos e a maneira de sistematizá-los objetiva o desenvolvimento das habilidades de aprender a aprender e a pensar, a relacionar o conhecimento com vivências da experiência cotidiana, a atribuir significado ao aprendido e a captar as significações do contexto sociocultural, a relacionar teoria e prática, a fundamentar a crítica, a argumentação, a lidar com o sentimento gerado pela aprendizagem.
Teoria e prática entrelaçadas para ir além dos conteúdos curriculares.
Especial ênfase é conferida às trocas de experiências, a curiosidade, a pesquisa e a problematização como eixos fundamentais da ação, pois se entende que a partir da socialização dos sujeitos é que se torna possível fazer do ensino e da aprendizagem algo significativo aos envolvidos no processo educacional que se desenvolve no espaço institucional.
O currículo abrange, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social, o ensino da história do Brasil levando em conta as diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, o ensino da arte, nas suas diversas manifestações, enquanto componente curricular obrigatório, assim como, a educação física condizente com a etapa.
Existem outras questões que devem ser observadas como as múltiplas formas de diálogo e de interação, que são eixos fundamentais do trabalho pedagógico, que deve trazer o despertar do envolvimento e do interesse dos educadores nas situações que se apresentam, provocando, brincando, acolhendo, estabelecendo limites com sensibilidade, estimulando e desafiando a curiosidade e a criatividade por meio de exercícios, manifestando reconhecimento e alegria com as conquistas individuais e coletivas das crianças, sobretudo àquelas que promovam autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o desenvolvimento de ações colaborativas.
Horário: Matutino: 07:30 às 12:00h Vespertino: 13:00 às 17:30h
ENSINO BILÍNGUE
A expansão da educação bilíngue reflete uma compreensão mais ampla do papel da língua como um instrumento que possibilita a construção de significado em diferentes domínios do conhecimento. Essa abordagem vai além da mera aquisição de vocabulário e gramática, buscando integrar o aprendizado de uma nova língua às disciplinas curriculares, promovendo uma imersão mais profunda e significativa para os estudantes.
Ao adotar essa perspectiva, a educação bilíngue visa criar ambientes de aprendizagem que estimulem o pensamento crítico, a resolução de problemas e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A língua inglesa, então, torna-se um meio para explorar conceitos complexos, debater questões sociais e culturais, e conectar-se com perspectivas globais.
Na educação bilíngue, duas abordagens pedagógicas que têm ganhado destaque são Content and Language Integrated Learning (CLIL) e Project-Based Learning (PBL). Ambas buscam transcender a mera instrução linguística, incorporando a língua adicional como uma ferramenta eficaz para a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades.
A abordagem CLIL, ou Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua, propõe o aprendizado simultâneo de conteúdos curriculares e da língua adicional. Nesse modelo, os estudantes não apenas adquirem competências linguísticas, mas também absorvem conhecimentos em disciplinas como ciências, matemática, ou história, por meio do inglês, por exemplo.
A interseção entre a língua inglesa e múltiplos saberes proporciona aos estudantes uma vantagem significativa, preparando-os para enfrentar desafios acadêmicos e profissionais em um mundo cada vez mais interconectado. Além disso, essa abordagem contribui para a formação de cidadãos globais, capazes de compreender e valorizar a diversidade cultural, bem como de participar ativamente em diálogos internacionais.