Especial ênfase é conferida às trocas de experiências, a curiosidade, a pesquisa e a problematização como eixos fundamentais da ação, pois se entende que a partir da socialização dos sujeitos é que se torna possível fazer do ensino e da aprendizagem algo significativo aos envolvidos no processo educacional que se desenvolve no espaço institucional.
O currículo abrange, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social, o ensino da história do Brasil levando em conta as diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, o ensino da arte, nas suas diversas manifestações, enquanto componente curricular obrigatório, assim como, a educação física condizente com a etapa.
Existem outras questões que devem ser observadas como as múltiplas formas de diálogo e de interação, que são eixos fundamentais do trabalho pedagógico, que deve trazer o despertar do envolvimento e do interesse dos educadores nas situações que se apresentam, provocando, brincando, acolhendo, estabelecendo limites com sensibilidade, estimulando e desafiando a curiosidade e a criatividade por meio de exercícios, manifestando reconhecimento e alegria com as conquistas individuais e coletivas das crianças, sobretudo àquelas que promovam autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o desenvolvimento de ações colaborativas.