Sobre Nós

Escola
Somos uma escola com uma educação humanizada, que defende o respeito nas relações e a família como parte integrante do processo educativo. Uma escola que proporciona a relação próxima dos estudantes com a natureza, num espaço de 96.000m² pensado intencionalmente para que a aprendizagem seja promovida de forma significativa.
Respeitamos o tempo de aprender, as potencialidades e as individualidades de cada estudante para formar o coletivo harmonioso. Temos um jeito de ensinar, conduzido por educadores capacitados e com formação contínua para acolher os estudantes e encorajá-los à autonomia, confiança e o pensamento crítico.
Nossa história
Nossa história
Dos encantamentos deste lugar, sítio da família, espaço de ricas experiências e descobertas que proporcionou às crianças que neste local já viveram e brincaram, um desenvolvimento pleno ao brincar nas árvores, na areia, rolar na lama e na grama, conviver com os animais, construir tendas e cabanas no bambuzal, piqueniques à sombra das árvores, pendurar-se nelas, encantar-se com o canto dos pássaros, fazer comidinhas com elementos da natureza, sementes, gravetos, pedrinhas, terra, água, cultivar uma horta, trilhas e muitas aventuras em um quintal “maior do que o mundo”, como na linguagem poética de Manoel de Barros:
“Prezo insetos mais que aviões. Prezo a velocidade das tartarugas mais que a dos mísseis. Tenho em mim esse atraso de nascença. Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos. Tenho abundância de ser feliz por isso, Meu quintal é maior do que o mundo.”
É esta sensibilidade, poesia e encantamento que o espaço da Escola Magia do Saber proporciona. Um lugar de conexões entre a essência do humano com o meio natural, que reconhece a importância da brincadeira como intrínseco à defesa do direito à infância, que considera o brincar a linguagem principal e a forma como as crianças redescobrem o mundo ao seu redor.
Nesse lugar de pertencimento, que nossa história iniciou, a partir de um desejo de criar uma escola integrada à natureza, com espaços amplos, de liberdade, respeito e curiosidade, um lugar para investigações, pesquisas, descobertas e interações, que se percebeu um território de aprendizagem:
“Foi ao relembrar meus filhos felizes, brincando, crescendo, se desenvolvendo e aprendendo; cada pôr do sol, cada lição e as possibilidades que o sítio proporciona em suas múltiplas linguagens, que o projeto escola nasceu! Uma escola inovadora, de pertencimento para a apropriação do conhecimento, construída com amor, uma escola para compartilhar experiências e vivências, muito além dos conteúdos curriculares, uma escola na natureza, um laboratório natural de beleza e encantos, onde o tempo é diferente e com o mais lindo pôr do sol da Ilha.” (Ana Cláudia Ramos de Souza, idealizadora do Projeto, 2020).
Proposta Pedagógica
A Escola Magia do Saber tem a sua proposta pedagógica inspirada no socio construtivismo, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96); Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Parâmetros Curriculares Nacional (PCN).
Primando por uma educação de qualidade e o desenvolvimento integral de seus estudantes, reconhecendo-os digitais, incorpora as metodologias ativas para a promoção de aprendizagem e incentivar a apropriação do conhecimento. A proposta pedagógica é desenvolvida com um jeito de ensinar, onde a teoria e prática se entrelaçam de uma maneira lúdica na salas de aula referência e espaços intencionalmente preparados ao ar livre para que o ensino e aprendizagem seja concretizada, na concepção pedagógica socioconstrutivista e fundamentada principalmente nos estudiosos Lev Vygotsky, Jean Piaget, Henri Wallon, Loriz Malaguzzi, Célestin Freinet e Friedrich Froebel.
Piaget nos inspira a potencializar o fazer pedagógico na construção de hipóteses e no protagonismo do estudante que, pensa qualitativamente de forma diferente dos adultos, sendo um indivíduo com elevada potência de desenvolvimento e interage com o ambiente para construir o seu conhecimento, nos diferentes estágios de desenvolvimento. Piaget nos inspira a compartilhar as decisões com os estudantes, visando a construção coletiva do conhecimento e das propostas a serem desenvolvidas
Vygotsky nos impulsiona a valorizar a experiência histórica de cada indivíduo e suas interações sociais como parte do processo de aprendizagem, potencializando os conceitos científicos no ambiente escolar. Para Vygostsky, a aprendizagem e desenvolvimento estão interrelacionados desde o nascimento, os meios físicos ou sociais influenciam no aprendizado, adquirindo uma experiência pessoal, concreta e cotidiana. Ao chegar à escola, a criança tem a formação de conceitos científicos, oportunizando o conhecimento sistemático de algo que não está associado à sua vivência.
Wallon, nos faz acreditar que a Afetividade, ao contrário do que pensa o senso comum, não é simplesmente o mesmo que amor, carinho, dizer sempre SIM, ou seja, sentimento apenas positivo, mas, refere-se à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas.
Loris Malaguzzi, criador da Pedagogia Reggio Emília, combina vários princípios, como exaltar o protagonismo infantil, praticar a pedagogia da escuta, desenvolver o pensamento crítico, realizar arte e documentação. O objetivo do método é privilegiar o processo, e não apenas o resultado.
Freinet, nos tira da zona de conforto, em não seguir apenas uma proposta pedagógica. Seus ensinamentos vão muito além de uma simples proposta, ele criou uma filosofia de vida onde o foco principal é a valorização do estudante. Sua filosofia ensina como educar crianças mais críticas para a sociedade.
Froebel, “Pai do Jardim de Infância”, foi um dos primeiros educadores a se preocupar com a educação infantil, considerando o brinquedo um ato que faz parte da natureza infantil, sendo assim a atividade principal desta faixa etária a única forma que a criança tem de expressar seu mundo interior, de conhecer-se e de harmonizar-se com a tríade da Unidade Vital. A criança necessita simbolizar seu interior em objetos.
As práticas pedagógicas, também são inspiramos em referências nacionais que defendem uma educação em contato com a natureza e o protagonismo da criança, a destacar: Ana Lúcia Machado, Paulo Fochi, Grandhy Piorski, Léa Tiriba. Tais referências permitem a construção e apropriação do conhecimento por meio de experiências e vivências que despertam o pensamento crítico, a potencialidade e a autonomia para aprender de forma significativa e que faça sentido à criança, respeitando o tempo e a forma de processamento individual.