Depoimento Rosana Ribeiro Lima

É um privilégio desfrutar do convívio da família de Sílvio Rogério de Souza e Ana Cláudia Ramos de Souza, esse casal de empreendedores a quem os amigos viram crescer nos melhores sentidos. Sua história é interessante e apaixonante!

Vivem em Florianópolis, num maravilhoso sítio no norte da Ilha, há mais de duas décadas. Foi seu amor à vida natural que ali construíram que os fez dar um significado maior àquela terra e resistir à envolvente pressão imobiliária que clamava pelo espaço para dar lugar a explosão urbana que ocorreu ao longo dos anos. Quando os portões da propriedade se abrem generosamente para familiares e famílias de amigos é impactante o cenário que se descortina. Há muita beleza contida nesse pedaço do paraíso!

Árvores frondosas, folhagens e flores, pássaros cantando, garças exibindo sua “pose de estátua”, imponentes galos e galinhas circulando em gramados impecáveis como tapetes que nos conduzem para uma experiência única.

Ali não se pode ir por alguns minutos, para uma “visita de médico”, ali vamos para passar o dia, sempre… porque somos acolhidos pelos proprietários e envolvidos pelo frescor da mata nativa e pela impressionante magia do lugar. Com o passar dos anos, fomos ouvintes dos sonhos e dos projetos que se tornariam em breve uma feliz realidade. Uma nova reforma da casa principal sempre acompanhava um novo espaço para os animais de criação. Um novo esporte de escolha da família veio acompanhado de inovações no terreno, trilhas foram abertas, de nível fácil e também com desafio, para deleite de todos. Um olhar mais cuidadoso para o lago piscoso onde a criançada aprendia a pescar resultou num encantador lago com duas ilhotas, onde aporta sistematicamente a canoa que dá vida ao imaginário de qualquer criança. Pequenas pontes permitem que os adultos acompanhem de perto a rica jornada da galerinha. Mas a visão empreendedora também concebeu o arrojado preparo da área para a criação de gado e de suínos.

A lida de campo tem seu lugar e gera produtos deliciosos que comumente degustamos. A humanização dos espaços de plantação e cultivo permite a visitação curiosa dos amigos que chegam. A cada caminhada, guiada pelos anfitriões, o cenário chama a atenção não apenas pelo colorido intenso, mas pelo vasto pasto onde o rebanho se espalha. Você então aprecia a imponência do macho alfa, o touro que a tudo observa para a segurança do rebanho; das fêmeas que orgulhosamente apresentam suas crias; e também se diverte com a peraltice dos animais ainda “adolescentes”.

A aproximação é segura, pois o nível de confiança estabelecido entre animal e ser humano permite inclusive o toque carinhoso de seus cuidadosos donos. É um mundo irresistível! Há pessoas especiais que conseguem compreender a abundância que os cerca e não resistem em querer compartilhar o que há de melhor em suas ideias, em seus sonhos, em sua vida. A realização pessoal era incontestável, mas o casal visionário desejou mais e alinhou novamente os sonhos individuais para desenvolver um projeto incrivelmente importante que vai tornar aquele reduto natural acessível a mais pessoas.

De um modo sustentável, um projeto que garantirá um retorno para a comunidade, um legado para o futuro. Nasce então a “Magia do Saber”, um conceito de escola fundamental que valoriza o convívio com a natureza. A sustentabilidade não é apenas uma referência de projeto, ela está presente na ação diária dos idealizadores, nos seus importantes valores. Em meio ao impacto das profundas mudanças que alteraram de forma drástica o convívio social, muito deve ser levado em conta.

Agora, mais do que antes, estimular convivências em espaços com arquitetura que combine com a ideia de aproveitamento máximo do espaço natural, é fundamental. Na Magia do Saber, as crianças terão oportunidade de amadurecer a consciência sócio-ambiental e compreender o mundo e a interligação das diversas ciências… vivenciando, experimentando, descobrindo naturalmente.

Espero que você se sinta atraído por esse lugar e esses valores, que tenha o privilégio de conhecer tudo isso. Raul Seixas quando compôs Prelúdio, escreveu “…Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade…”. Eu acredito!

Por
Rosana Ribeiro Lima
Administradora de Empresa

No Comments

Post A Comment